sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Cripta dos Ossos dos Capuchinhos





Vamos começar falando um pouco sobre a história do lugar.



Tudo começou em 1631, quando o irmão do Papa Urbano VIII, que era um cardeal da ordem dos capuchinhos, solicitou que todos restos mortais dos freis espalhados por Roma, fossem transferidos para a cripta da igreja. Seu nome era Antonio Marcello Barberini e hoje a praça onde a igreja se localiza é batizada em sua homenagem.

Ao longo dos anos, mais de 4000 restos mortais foram levados para lá. Então alguém teve a brilhante ideia: E se nós aproveitássemos e transformássemos a cripta em algo maior? Em algo que represente o real significado dela?


Então assim foi feito. Em cada sala da cripta, esculturas bizarras, feitas com os ossos, foram feitas.


 "Com que intenção?" , vocês podem se perguntar.


 Ora! Que melhor forma de celebrar a vida do que deixar claro que você vai morrer? Que melhor forma de te lembrar que, em alguns anos, tudo o que restará de você são um monte de ossos espalhados? E que não importa se você é rico, pobre, preto, branco, alto ou baixo, feio ou bonito... Seu fim será o mesmo de todos.






Isso fica claro na placa que fica na saída:


"Nós éramos aquilo que você é; E aquilo que nós somos, você será”

Mas a visitação ao lugar, não fica restrita á cripta. Na verdade, tudo começa com um passeio por um museu onde encontramos várias obras de arte, antiguidades e manuscritos que nos contam a história dessa ordem que tomou a vida de São Francisco de Assis como base para uma vida religiosa, despida de orgulho e riqueza. 

O museu é belíssimo e te coloca no clima perfeito para adentrar a cripta, no final.


Como não é permitido fotografar e filmar, todas as imagens da parte interna foram retiradas da internet.





Não existe melhor forma de você pensar na perenidade da vida do que observando de perto o que nos tornaremos. Apesar de macabro, é uma celebração ao que é belo e vivo! 
Então vamos curtir enquanto podemos, pois um dia você poderá ser apenas um objeto de decoração em alguma parede! OU NÃO..



Nenhum comentário:

Postar um comentário